Se você está procurando uma desculpa para sair nas próximas noites, está com sorte: a chuva de meteoros Southern Delta Aquariid está em andamento, de acordo com a NASA. Embora se espere que suas “estrelas cadentes” sejam visíveis até 21 de agosto, o fenômeno natural provavelmente atingirá seu pico a partir da noite de 29 de julho até 31 de julho.
Os cientistas acreditam que a chuva de meteoros anual é criada pelos restos do cometa 96P/Machholz, que foi descoberto em 1986 e orbita nosso planeta a cada cinco anos. Os espectadores podem esperar ver mais de 20 meteoros por hora em seu estado mais ativo, de acordo com a NASA.
+ A astrologia de agosto de 2023 inclui 2 luas cheias e 2 retrógrados
+ Veja como a Superlua do Esturjão de Agosto afetará seu signo do zodíaco
+ O significado espiritual da superlua do esturjão de agosto é inovador
Mas enquanto os aquarídeos do Delta do Sul estão atingindo seu clímax, outra chuva de meteoros estará em andamento. As Perseidas – descritas como a “melhor chuva de meteoros do ano” pela NASA – também serão visíveis no fim de semana, enquanto continuam a crescer em direção ao pico em 13 de agosto.
O evento anual tornou-se imperdível para astrônomos amadores, graças ao brilho dos meteoros que ele cria. Os espectadores podem esperar ver uma combinação de longos e coloridos “rastros” disparando no céu e bolas de fogo que criam “explosões de luz e cor que podem persistir por mais tempo do que uma raia de meteoro média”, de acordo com a NASA.
As Perseidas também são o resultado da passagem da Terra pelos restos da trilha de poeira de um cometa. Neste caso, é o cometa 109P/Swift-Tuttle, que leva 133 anos para completar uma viagem ao redor do sol e passou pela última vez pelo sistema solar interno em 1992.
Qual o melhor horário para visualizar a chuva de meteoro?
Os aquarídeos do delta do sul atingem seu ponto mais alto no céu nas primeiras horas da manhã, depois da meia-noite, por volta das 2h, de acordo com a EarthSky.
As Perseidas também se tornam visíveis por volta da meia-noite, ficando mais ativas conforme o amanhecer se aproxima, de acordo com EarthSky. A chuva de meteoros também recebe o nome de seu radiante, que é a constelação de Perseu.
No entanto, quem ficar acordado até tarde para assistir pode esperar ver uma combinação dos dois disparando no céu.
FIque por dentro das novidades pela nossa página no Facebook ou pelo nosso perfil no Instagram.